O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (19.07) a publicação da Portaria nº 303, que define as datas de plantio do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja na safra 2024/2025. A medida abrange os estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal.
De acordo com informações do Mapa, a portaria visa alinhar os períodos indicados no Zarc com os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja em âmbito nacional, conforme estabelecido pela Portaria SDA/Mapa nº 1.111, de 13 de maio de 2024.
O calendário de semeadura, que leva em conta parâmetros fitossanitários, faz parte da estratégia de manejo da Ferrugem Asiática da Soja. O Zarc, por sua vez, indica as melhores épocas de plantio, visando reduzir os riscos de perdas devido a adversidades climáticas.
Os produtores rurais que participam do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) devem seguir as datas de semeadura estabelecidas pela SDA, conforme o estado, e pelo Zarc, conforme o município, para garantir a inclusão nos programas de gestão de riscos.
AGROLINK