28.6 C
Mato Grosso
quarta-feira, 27, novembro, 2024

Prefeitura de Nova Mutum recorre de decisão e diz que não deve pagar por cirurgia de criança

Prefeitura de Nova Mutum ingressou com recurso no Tribunal de Justiça para não cumprir liminar que determina o pagamento de 50% de cirurgia cardiológica, em São Paulo, para criança com síndrome de Down. Município alegou que é dever do Estado pagar os R$ 95 mil sozinho pelo procedimento.

Liminar concedida pela juíza da 2ª Vara de Nova Mutum, Luciana de Souza Moretti, determina que o pagamento do procedimento seja divido em partes iguais ao Executivo estadual e municipal. Estado já cumpriu a decisão e pagamento de R$ 47.500.

Prefeitura, porém, alegou no recurso que a liminar não deve “prosperar”, pois não seria responsabilidade do Município pagar o procedimento que a criança necessita, uma vez que apresentaria “oneração inexigível” aos cofres públicos. Executivo municipal disse ainda que o alto custo e complexidade do assunto não são de responsabilidade da prefeitura, mas, sim, do Estado e União.

“Requer a Agravante que os efeitos da Decisão proferida ao ID 106265904 sejam suspensos para que não haja prejuízo imediato à defesa da parte ré, conforme artigo 1019, inciso I do Código de Processo Civil de 2015, pois o andamento do processo antes do julgamento deste poderá prejudicar e tornar ineficaz o resultado de eventual deferimento deste recurso e proporcionar a prática de atos processuais desnecessários”, cita a prefeitura.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Cirurgia 

Menina com síndrome de Down foi diagnosticada com insuficiência cardíaca, por ter cardiopatia congênita, com risco de evolução para hipertensão arterial pulmonar – doença irreversível e com risco de morte.

No documento consta informação da médica cardiologista da criança, dizendo que a cirurgia deve ser realizada ainda neste ano, uma vez que pode acarretar graves consequências à saúde da paciente.

Outro lado

Gazeta Digital entrou em contato com a prefeitura de Nova Mutum, mas até a publicação da matéria não houve retorno sobre a demanda. Espaço segue aberto para manifestação.

GAZETA DIGITAL

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias