Liderenças se reuniram, nesta tarde, em prol do protesto “BR-163 Duplicação Já”, que ocorre às margens da BR-163 em Sorriso, principal via de escoamento de grãos de Mato Grosso em Sorriso e no Estado do Pará. A manifestação é pacífico e a rodovia não foi bloqueada.
O movimento chama a atenção para as péssimas condições da rodovia, que causaram mais de 2 mil acidentes em 2021, que resultaram na morte de 223 pessoas.
O ato público é promovido pela Frente Parlamentar de Vereadores MT-PA e apoiado por lideranças políticas, industriais, entidades de classes dos caminhoneiros, do agronegócio, entre outras.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, ressaltou que esta “é mais uma luta que faz parte do desenvolvimento. Nada se consegue sem a persistência. Aprendi ao longo de 20 anos na vida pública a ter paciência e persistência. Mas a nossa paciência já foi, agora nos resta a persistência por essa luta antiga e se for necessária vamos continuar unidos”.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, frisou que serão feitas cobranças mais rígidas. “Estamos cobrando esse nosso ministro há muito tempo e nada sai do papel. Agora, temos que levar ao presidente da República essa reivindicação e dizer o por que esse ministro só nos enrolou. Precisamos de uma decisão rápida. Temos um consórcio que pode assumir esse trecho de três pedágios e dar a condição aos nossos munícipes. Estamos com as cidades divididas ao meio e morrendo gente constantemente nessas quatro cidades.
O presidente da Câmara de Vereadores de Sorriso, Leandro Damiani, destacou que, em decorrência do quantitativo de acidentes fatais, a rodovia ganhou uma nomenclatura negativa. “A BR-163 é a rodovia da produção, mas infelizmente já está sendo conhecido como rodovia das mortes. Em oito anos de concessão da Rota do Oeste, mais de 800 pessoas perderam suas vidas nessa rodovia. Precisamos de uma resposta do governo”.
Além de representantes políticos da região, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, também marcou presença no protesto. “A capital não poderia ficar omissa ao movimento importante para a economia do estado e segurança da população. Esta região é impulsionadora da nossa economia, geradora de riquezas, que é levada também para Cuiabá. A nossa capital se associa a este movimento de recuperação e duplicação em respeito à vida e à potencialidade da nossa economia”.
A vereadora de Novo Progresso (PA) Adriana Manfroi informou que cerca de 200 parlamentares lutam por causas em prol da logística. “O estado do Pará abrange os 40 quilômetros mais precários da rodovia, intransitáveis, em que ocorrem acidentes e vidas se perdendo. Nós nos juntamos dar esse apoio e reivindicarmos juntos porque o fluxo da produção está muito grande para o porto de Miritituba”
NOTA DE POSICIONAMENTO
A Concessionária Rota do Oeste (CRO) informa que está acompanhando as manifestações na BR-163 – no trecho que compreende o município de Sorriso (414 km de Cuiabá) – e dando suporte operacional para que o movimento, o qual consideramos legítimo, possa continuar sendo realizado de maneira pacífica e ordeira, de forma a impactar o menos possível no tráfego da rodovia.
O movimento, conforme divulgado na imprensa, foi conclamado por autoridades políticas
da região e caminhoneiros, na tentativa de chamar a atenção do Governo Federal para
a possibilidade de um acordo de concessão colaborativo do trecho. Recentemente, vale
lembrar, a Rota do Oeste e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
acenaram para a devolução amigável do contrato de gestão da rodovia.
A empresa assumiu a gestão da BR-163, principal rota de escoamento de grãos de Mato
Grosso, em março de 2014, como parte da terceira etapa do Programa de Investimentos
em Logística do Governo Federal. E no segundo semestre de 2016, foi incumbida da
manutenção das travessias urbanas de Sorriso. Deste então, foram realizados a
revitalização de pavimento, sinalização, construção de sarjetas, entre outros serviços.
Em tempo, o pedido para devolução amigável deste contrato foi apresentado pela
concessionária devido a fatos imprevisíveis e extraordinários que aconteceram ao longo
da gestão da rodovia e que impactaram de forma grave as condições que foram
propostas no edital de licitação. Por isso, cumprindo seu modo transparente de atuação,
a Rota do Oeste propôs a devolução da concessão.
A partir de agora, conforme previsto na Lei n 13.448/2017, o Governo Federal, irá conduzir a celebração dos ajustes adequados no contrato de gestão da BR-163, em novas condições contratuais e com outros contratados, mediante licitação que será promovida para esse fim. Todo esse processo, seguirá sob análise do Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI).
Diante o cenário, a concessionária reafirma o seu compromisso com a segurança viária e a trafegabilidade, acompanhando de perto qualquer movimento que venha a intervir na passagem de veículos pela BR-163. Em seus trechos de responsabilidade, a Rota do Oeste atua hoje com 12 equipes de manutenção, número que deve ser aumentado com queda no volume de chuvas, e prevê investir ao menos R$ 150 milhões em melhoria de pavimento, a maior parte ainda no primeiro semestre.
PORTAL SORRISO/ ASSESSORIA ROTA OESTE / COM EDIÇÃO DO NORTÃO MT