Objetivo dos dispositivos é frear acidentes, por meio da mudança de comportamentos
Do dia 1.º de janeiro ao dia 20 de março deste ano, os seis pontos com lombadas eletrônicas em Sorriso registraram quase 10 mil infrações ao limite de velocidade estabelecido. Das 9.208 constatações de violação à regra, 272 registraram que o veículo passou 50% acima dos 40 km/h permitidos e estabelecidos por lei. Pois é, e o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires, afirma que os equipamentos já registraram veículos “correndo” a 100 km/h em plena via urbana.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
“É um risco imenso de provocar um acidente de grandes proporções, podendo, inclusive, resultar na morte de alguém”, destaca o GM, acrescentando ainda que outro comportamento é igualmente arriscado quando o assunto é lombada eletrônica. “Muitos motociclistas, e caroneiros, tentam tapar a placa da moto, no intuito de burlar o sistema, o que, além de não ter eficácia alguma, pode resultar em um acidente gravíssimo”, alerta.
Mas, conta aí, Pires, qual a melhor forma de evitar uma multa então? A resposta é simples, reta e direta: só cumprir a lei e conduzir dentro do limite estabelecido. “Precisamos reduzir o número de acidentes e reduzir a velocidade é condição indispensável para um trânsito mais seguro”, reforça.
As lombadas eletrônicas estão instaladas na Avenida Los Angeles, na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Brasil, na Avenida Perimetral Sudoeste, na Avenida Blumenau e também na Avenida Claudino Francio, na região do Residencial Topázio. Manter a atenção somente nestes pontos, confere, Pires? “Não, porque as lombadas somente reforçam a importância de manter uma velocidade média dentro da lei em todas as vias, e conduzir dentro das regras evita multas, previne a ocorrência de acidentes, evita prejuízos financeiros e, o mais importante, preserva vidas”, completa.
NORTÃO MT COM ASSESSORIA