25.2 C
Mato Grosso
sexta-feira, 1, novembro, 2024

Infestação de Ratos destroem mais de 30% dos estandes em milharais em Mato Grosso

A presença de ratos nas lavouras de milho em Mato Grosso vem causando preocupação e mais prejuízos para os produtores. Em Nova Mutum, região médio-norte, uma propriedade registra perdas de aproximadamente 30% do milharal devido a presença da praga.

Dos quatro mil hectares cultivados com milho nesta segunda safra na propriedade em Nova Mutum, o produtor Renan Leal Favretto comenta que os roedores invadiram 350 hectares. Apesar da realização de medidas de manejo para o controle, o ataque inesperado foi devastador. Ele comenta que as perdas foram significativas em diversos estandes da plantação.

“Isso é um negócio novo. Nunca imaginamos um negócio desse. Não dá para saber onde eles estão. Tem várias tocas. Eu andei jogando água nos buracos. Tem uns que saem ratos, tem buraco que não. Então, eles ficam em vários lugares”, conta Renan.

De acordo com o agricultor, o roedor possui hábito noturno e perfura o solo para comer a semente do milho, deixando assim um rastro de destruição por onde passa.

“Ele vê que o milho está ali e faz o buraco. Cavouca, faz o buraco para arrancar o grão. Nessa fase que é o pior, porque não tem raiz. Então, acaba que a planta vem junto, tomba e morre. Aqui tem uma redução de estande de 30%”.

CONTEÚDO COMPLETO

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias