Uma forte onda de frio avança sobre o país nesta terça-feira (17). A temperatura tem queda acentuada nos estados do Sul, em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Algumas cidades de Santa Catarina registraram chuva congelada e também os primeiros registros de neve no ano.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias também podem ter registros de neve nas serras gaúcha e catarinense e novas ocorrências de chuva congelada no planalto gaúcho, no planalto Sul e Norte de Santa Catarina e no Sul do Paraná, por causa da combinação do ar muito frio com a umidade trazida pelo ciclone Yakecan.
Confira os menores valores registrados até às 8h de hoje (17), de acordo com o Inmet:
- Bom Jardim da Serra (SC): -2,4°C
- General Carneiro (PR): 0,3°C
- Ventania (RS): 1,4°C
- Inácio Martins (PR): 1,7°C
- São José dos Ausentes (RS): 2,0°C
- Rio Negrinho (SC): 2,9°C
Segundo o Climatempo, as capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba PR), São Paulo (SP) e Campo Grande (MS) podem registrar recorde de baixa temperatura para ano de 2022.
Previsão do tempo
A sensação de frio na região Sul aumenta devido ao vento moderado a forte que sopra pelos três estados. Por causa do ciclone que está perto do litoral gaúcho, muitas áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, e do Centro, Oeste e Sul de Santa Catarina podem ter pancadas de chuva.
Em outras áreas do Paraná, o sol aparece, mas o frio é intenso e o dia amanhece com geada no Centro e Leste do estado, inclusive na Grande Curitiba.
Na madrugada, a temperatura chegou a -0,2°C em Porto Amazonas (PR). Em algumas áreas de São Joaquim, na Serra Catarinense, o termômetro marcou quase 0,1°C abaixo de zero.
CNN BRASIL