Reforço integra processo de modernização do órgão, que passa a usar nova tecnologia no próximo mês
A Unidade do Procon em Sorriso recebeu, nesta terça-feira (24 de maio), a conciliadora da Superintendência Estadual de Defesa do Consumidor, Gisela Simona. De acordo com o coordenador do Procon sorrisense, Robson de Moura, durante a visita técnica, a superintendente verificou a estrutura, condições e deficiências que a unidade apresenta. A unidade, que funciona no Ganha Tempo e é ligada ao Governo do Estado, via Procon Estadual, conta com apoio da Prefeitura de Sorriso para seu funcionamento.
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“Na ocasião foram constatadas as necessidades de aquisição de equipamentos, assim como de contratação de mais servidores, para dar vazão com mais celeridade à demanda de reclamações registradas no órgão”, relata Moura.
Ainda segundo o gestor do Procon local, com o relatório das demandas apresentadas, a superintendente deve intermediar o pedido de reforço para a unidade de Sorriso junto à Delegacia do Consumidor (Decon), ao Governo do Estado e também ao Ministério da Justiça. “Tudo isso acarretará na melhoria dos atendimentos prestados pelo Procon de Sorriso”, comenta Moura.
Tudo integrado e 100% online
Na oportunidade, Gisela também partilhou orientações sobre o novo sistema do Ministério da Justiça para o registro de reclamações no Procon, ProConsumidor. De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a meta é que o novo sistema seja implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor até o próximo ano, sendo que em muitas cidades já está em funcionamento.
O coordenador local aproveita para convocar os fornecedores para que, junto ao Procon, façam o cadastro necessário para aderir ao sistema ProConsumidor, para que possam ter acesso às demandas dos consumidores diretamente no sistema. “Haja vista que a partir do dia 1.º de junho estaremos utilizando de forma integral o envio de documentos e disponibilização dos procedimentos via plataforma digital, é muito importante que os empresários venham até o Procon fazer este cadastro pois, a partir disso, poderão acompanhar, remotamente, todas as movimentações relativas a suas empresas”, lembra.
Para cumprir com seu objetivo de facilitar o atendimento ao consumidor e trazer mais celeridade aos procedimentos, o ProConsumidor centralizará todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma.
Além disso, a plataforma será mais simples e mais rápida, acompanhando a evolução tecnológica do mercado, e terá integração online com o consumidor.mj.gov.br, o que possibilitará uma atuação mais célere nas demandas dos usuários.
Diante dessas mudanças, o ProConsumidor pretende evitar retrabalho, compilando tudo em um só lugar, e tornar o trâmite do processo mais ágil, utilizando alternativas como audiências e realização de acordos de forma online.
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