Os projetos, programas e ações que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) desenvolve em Sorriso foram pauta de uma reunião na última sexta-feira (18), na Câmara de Vereadores.
A secretária municipal de Assistência Social, Jucélia Ferro, esteve acompanhada de sua equipe: a secretária-adjunta da pasta, Daniela Marsolla, a coordenadora da Proteção Social Especial, Maristela Zanatta e o coordenador do Cadastro Único (Cadúnico), Gabriel Sabóia de Almeida. Na oportunidade fizeram uma ampla apresentação sobre as políticas públicas da assistência social e as ações desenvolvidas pela pasta; além de esclarecerem dúvidas dos parlamentares.
Dentre os assuntos abordados estiveram os benefícios dos Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e os atendimentos realizados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); além da execução dos programas federais Criança Feliz e Ser Família; e os de iniciativa do Município, como o Aprendiz Sorriso Legal; o Armazém Social; o Mesa Saudável; e a Padaria Municipal.
De acordo com Jucélia, a atuação da Secretaria vai muito além da doação de passagens e cestas básicas; a pasta conta com programas, serviços e benefícios socioassistenciais que visam garantir os direitos da população assistida pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Atuamos no sentido de promover o empoderamento, o resgate da autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares. Buscamos também a proteção da criança e do adolescente, com foco em garantir saúde e segurança. Visamos ainda, por meio de atendimento especializado, mudar a história de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, fazendo com que sejam protagonistas de sua própria história”, frisou a gestora.
Também foram apresentadas metas e ações previstas para a assistência social nos próximos quatro anos, que estão contempladas no Plano Plurianual (PPA) 2022/2025.
“Solicitamos esse momento com os vereadores com o intuito de mostrar como funciona a assistência social e o trabalho que desenvolvemos no Município. Sabemos da importância da harmonia entre os Poderes para o bem da sociedade e queremos que os vereadores sejam nossos aliados na busca em oferecer um serviço social de excelência a quem necessita”, complementou.
Texto: Fabiola Ost
Fotos: Semas