20 C
Sorriso
sábado, 26, outubro, 2024

Semsep informa que 40% dos veículos para transporte de passageiros já foram vistoriados

Serviço é indispensável para que possam atuar

Conforto, agilidade, bem-estar e segurança. É o que se espera quando se contrata um serviço de transporte, né? Isso vale para a van que leva as crianças à escola, o mototáxi para aquela corrida rápida até o centro da cidade, o táxi ou o carro por aplicativo para inúmeras necessidades. Para ter a certeza que você está pagando por um serviço seguro, é muito importante verificar se o veículo passou por vistoria.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), dos 414 veículos de aplicativo cadastrados para o serviço de transporte de passageiros, 161 já foram vistoriados para o exercício 2022. Já com relação aos táxis, 46 dos 84 veículos cadastrados já passaram pela análise. Com relação aos mototáxis, 17 motos já foram vistoriados, frente ao número de 55 cadastradas. O melhor resultado até agora, informa a Semsep, é com relação às vans escolares: 11, das 14 cadastradas, já passaram pelo crivo da Semsep.

“Temos um total, até agora, de 40% de veículos para este tipo de função devidamente vistoriados”, informa o coordenador da Guarda Municipal (GM), um dos braços da Semsep, Márcio Pires. O laudo da vistoria é indispensável para que o veículo possa obter, junto ao Departamento de Tributação da Prefeitura, o alvará para trabalhar regularmente. A data-base para o vencimento dos alvarás é 31 de março. A exceção, neste caso, é para os veículos de aplicativo, que não precisam de alvará. No entanto, o laudo de vistoria é indispensável para que possam atuar.

O coordenador informa ainda que as vistorias são feitas de acordo com um cronograma que leva em conta o final da placa de cada veículo, conforme determinado por decreto. “O veículo flagrado com a vistoria vencida pode ser, inclusive, recolhido”, explica o GM, acrescentando que, neste caso, também há incidência de multa.

Durante o serviço, que é gratuito, são avaliadas as condições gerais do estado de uso e conservação, sistema elétrico, pneus, além dos itens de segurança, entre uma série de outros componentes. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também são igualmente analisados.

Em caso de dúvidas,  basta ligar no 3544 3563, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

Assessoria

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias