O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap), por meio de nota, informou na sexta-feira (8) que as 320 aves exóticas, da espécie “Canário Venezuelano”, resgatadas no dia 31 de agosto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município de Sorriso, foram abatidas por risco de gripe aviária. O caso teve comoção nas redes sociais, com pessoas reprovando o abate dos animais.
Em nota, o Sintap diz que os animais foram contrabandeados e afirmou que os servidores agiram de acordo com a legislação vigente, que prevê a defesa do estado sanitário de Mato Grosso. “Esse trabalho é penoso e muito difícil para os médicos-veterinários que são obrigados a fazê-lo para cumprir a lei e defender a risca a saúde animal do Estado de Mato Grosso” afirmou o sindicato.
A instituição disse ainda que o contrabando de animais não apenas uma ameaça à biodiversidade, mas também a saúde pública devido a potencial disseminação de doenças. O Sintap afirmou que medidas efetivas devem ser aplicadas para evitar que casos semelhantes a esse acontecem novamente e que atuação conjunta entre entidades governamentais e a população é fundamental nesse processo. Para ler a nota na íntegra clique aqui.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
MÍDIA JUR