Sorriso, MT – Um novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (12), revela que Sorriso se destaca como um dos municípios brasileiros com a maior proporção de moradores em imóveis alugados. Os dados do Censo 2022 indicam que quase metade da população Sorrisense (45,69%) reside em casas ou apartamentos alugados.
O acelerado crescimento urbano e econômico da cidade, impulsionado principalmente pelo agronegócio, é apontado como um dos principais fatores para essa alta demanda por imóveis alugados. A chegada de novos trabalhadores para atender às necessidades do setor agrícola tem contribuído para o aumento da procura por moradias.
Tendências nacionais
Os números do Censo 2022 também traçam um panorama nacional sobre a situação da habitação no Brasil. Apesar da redução contínua de domicílios cedidos ou emprestados nas últimas décadas, a pesquisa aponta um crescimento na proporção de moradores em imóveis alugados, que atingiu 20,9% em 2022. Esse índice supera o registrado em 1980, quando era de 19,9%.
A urbanização e a dinâmica econômica em regiões estratégicas são apontadas como os principais fatores para esse aumento. A busca por melhores oportunidades de trabalho e a maior mobilidade da população têm contribuído para a mudança nos padrões de moradia dos brasileiros.
Comparativo dos dados de Sorriso:
- Aluguel: 45,69%
- Próprio, pagando: 13,98%
- Próprio, já pago: 33,69%
- Cedido ou emprestado: 5,92%
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT