31.2 C
Mato Grosso
terça-feira, 26, novembro, 2024

Sorriso promove 1º Encontro de Apicultura para estimular produção de mel na região norte de MT

Conciliar o manejo de abelhas em meio a maior região produtora de grãos do país. Esse é o objetivo do 1º Encontro de Apicultura que acontece nesta sexta-feira (7), em Sorriso.

Promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Familiar (Semasa), por meio do Programa VitaMel +, o encontro reunirá apicultores de Sorriso, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, entre outros municípios cuja a apicultura está em processo de expansão.  

 Os interessados em participar do 1º Encontro da Apicultura devem fazer sua inscrição online pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScN_WTU9gHCymAAXT3NnKUk-P6yzgu_CB9doCAqgtl_ktUMBQ/viewform?pli=1

“Preparamos um cronograma bem amplo a fim de atender as demandas dos apicultores mais experientes e, também aquelas pessoas que estejam interessadas em ingressar ou conhecer um pouco mais dessa promissora atividade”, explica o coordenador do programa VitaMel +, Niki Nelson.

Para dirimir as dúvidas suscitadas ao longo do evento, os organizadores convidaram especialistas ligados a instituições públicas como a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), além de representantes da iniciativa privada como é o caso da Bayer.  

“Durante o evento, estaremos compartilhando com os apicultores anos de experiência e de estudos desenvolvidos pela Empaer, a exemplo de; quais as abelhas que melhor se adaptaram ao nosso estado, a forma correta de captura de abelhas e como manter o exame livre de doenças que acometem as abelhas”, explica Armando Carlos da Silva Passini, engenheiro agrônomo da Empaer.

Na ocasião, os servidores também irão apresentar um portfólio com os serviços ofertados gratuitamente para os apicultores de Mato Grosso.

Já o Indea irá abordar a importância de cadastramento dos apiários e meliponários (locais onde são instaladas as colmeias), por meio do georreferenciamento, bem como os requisitos para o trânsito de colmeias e de abelhas rainhas, emissão de notificações obrigatórias e a educação sanitária.

Segundo a entidade, as adoções dessas medidas simples tendem a influenciar positivamente na convivência entre produtores rurais e apicultores.

“Um precisa saber da existência do outro. O apicultor precisa manter seu cadastro atualizado junto ao Indea. Quanto ao produtor rural, este deve promover o uso correto de defensivos agrícolas e, desta forma, proteger os cultivos e contribuir na garantia do direito básico de alimentação das pessoas, ao tempo em que respeita a apicultura, protege as abelhas e o meio ambiente”, assinala.

Mais sobre o programa VitaMel +

Atualmente o programa VitaMel + é responsável pelo atendimento de 53 apicultores distribuídos pelo Assentamento Jonas Pinheiro, Cinturão Verde, Projeto Casulo e, em outras propriedades privadas do município.

Para 2023, a estimativa é que os apicultores de Sorriso produzam em torno de 30 mil quilos de mel.

Confira a programação do evento:

7h30 – Abertura

8h – Palestra: “Conjuntura atual da apicultura”

9h30 – Perguntas e respostas

9h45 – Coffe break

10h – Palestra: “Apicultura paralela”

13h – Palestra: “Captura e manejo para manter o enxame”

14h30 – Palestra: “´Programa de sanidade apícola do Indea/MT”

15h30 – Perguntas e respostas

16h – Palestra: “Convívio entre abelhas e agrotóxicos”

17h – Encerramento

ASSESSORIA

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias