Na terça-feira (03), mais de 200 municípios brasileiros registraram níveis de umidade relativa do ar inferiores ou iguais aos encontrados no deserto do Saara, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade no deserto varia entre 14% e 20%, enquanto cidades no estado de Mato Grosso, como Cuiabá, Rondonópolis e Alto Araguaia, registraram índices tão baixos quanto 10%. O país enfrenta a pior seca dos últimos 44 anos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou que, embora agosto tenha mostrado uma leve diminuição no número de municípios em seca extrema em comparação com julho, a situação ainda é alarmante, principalmente em estados como Mato Grosso. No total, cerca de 200 municípios seguem em estado de seca extrema, com maior concentração em São Paulo (82 municípios), Minas Gerais (52), Goiás (12), Mato Grosso do Sul (8) e Mato Grosso (24).
Previsão para setembro é preocupante
A previsão do Índice Integrado de Seca (IIS) para setembro de 2024 indica um agravamento da situação, com a expansão das áreas afetadas. Destaque para o Amazonas, que poderá ter 8 municípios em estado crítico, além de Mato Grosso, que projeta 73 cidades nessa condição, Goiás com 43 e Mato Grosso do Sul com 7.
A onda de calor que iniciou o mês de setembro fez as temperaturas dispararem, com termômetros em Cuiabá marcando entre 40°C e 42,4°C. Esse calor intenso gerou discussões entre especialistas sobre a possibilidade de o Brasil ser o país mais quente do mundo nesta semana.
Municípios com umidade crítica
Confira alguns municípios com umidade baixa
- Alto Araguaia – 10%
- Cuiabá – 10%
- Rondonópolis – 10%
- Alto Taquari – 10%
- Campo Verde – 12%
- Gaúcha do Norte – 12%
- Itiquira – 12%
- Paranatinga – 12%
- Água Boa – 12%
- Querência – 13%
- Rosário Oeste – 13%
- Salto do Céu – 13%
- São José do Rio Claro – 14%
- Tangará da Serra – 14%
- Nova Maringá – 15%
- Vila Bela da Santíssima Trindade – 15%
- Padre Ricardo Remetter – 18%
- Pontes e Lacerda – 18%
- Sapezal – 18%
- Comodoro – 19%
- Cotriguaçu – 19%
- Sorriso – 19%
- Sinop – 20%
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT