
Em um flagra inédito e surpreendente, o canal Rei das Serpentes registrou um tatu-peba (Euphractus sexcinctus) mastigando uma jiboia-arco-íris-do-Cerrado (Epicrates crassus) — uma cena que mistura coragem e um pouco de “rebeldia” animal.
O vídeo, que viralizou nas redes, mostra o pequeno mamífero mastigando tranquilamente uma serpente que, mesmo sem veneno, é especialista em matar por constrição.
Esta espécie de jiboia pode atingir um comprimento máximo de até 1,8 metros e se alimenta de pequenos roedores e não está ameaçada de extinção, no entanto constantemente é vítima do tráfico de animais.
Já o tatu-peba conhecido por sua dieta eclética é um verdadeiro “come tudo”. Vegetais, insetos, roedores e até cobras estão no cardápio — sem falar em cadáveres, o que lhe rendeu o apelido de “faxineiro do Cerrado”. Mas ver um deles abocanhando uma jiboia adulta é raridade.
Carne Proibida: Por que o tatu não pode ser comido
Além da cena impressionante, o vídeo reacende um alerta importante: a carne de tatu é vetada para consumo humano. Por se alimentar de animais em decomposição e cavar o solo, ele acumula parasitas perigosos, como fungos e bactérias resistentes — incluindo a lepra (Hanseníase).
Enquanto o vídeo acumula milhões de visualizações, o tatu-peba segue sendo um dos animais mais importantes da cadeia.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
Veja vídeo:
PRIMEIRA PÁGINA