21.6 C
Mato Grosso
domingo, 24, novembro, 2024

Veja como deixar seus colaboradores sempre com a melhor performance

Empresários, seja qual for a atividade, buscam por resultados positivos. Mas será que você está dando a devida atenção a algo que impacta diretamente na sua empresa? Além de ser uma obrigação legal, cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores pode trazer benefícios significativos para o sucesso dos negócios.

De acordo com a enfermeira do trabalho, Jéssica Regina Weber, “os exames ocupacionais são fundamentais para a prevenção de doenças e para garantir que o colaborador esteja apto a desempenhar suas funções, sem colocar em risco a sua integridade nem a de seus colegas. Quando a empresa se preocupa de fato com essa questão, demonstra respeito e valorização aos funcionários, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e produtivo”.

Um exemplo prático são as empresas que vêm adotando políticas de cuidado com a saúde dos seus colaboradores. Além de oferecer EPIs de alta qualidade, treinamentos, ginástica laboral e palestras sobre alimentação saudável, por exemplo, elas passaram a investir em exames ocupacionais periódicos. Como resultado, já observam reduções no número de afastamentos, assim como aumento na produtividade e um clima organizacional mais positivo.

Vale ressaltar a importância de alguns desses exames. O exame admissional e o de mudança de risco têm como objetivo avaliar se o colaborador está apto a exercer com eficiência e segurança a função para a qual foi designado. Já os exames periódicos são fundamentais para detectar precocemente doenças ocupacionais e avaliar a efetividade das medidas preventivas adotadas pela empresa. Por sua vez, as avaliações clínicas e psicossociais detectam precocemente doenças não relacionadas diretamente com a ocupação e avaliam o impacto do ambiente de trabalho na saúde mental do trabalhador.

Para Bruno Rabelo, engenheiro e sócio da BioSeg, empresa mato-grossense especializada em Saúde e Segurança do Trabalho com atuação em todo o Brasil, é indispensável contar com uma parceira séria e de qualidade. “Além do melhor proveito do serviço prestado, com infraestrutura que proporciona mais comodidade e agilidade, tem a questão das informações sensíveis, que precisam estar seguras, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.

Cuidar da saúde dos colaboradores pode parecer um gasto a mais para a empresa, mas, na verdade, é um investimento que traz retorno. Mais do que ser uma questão legal, investir em exames ocupacionais contribui para a redução de custos com afastamentos, além de aumentar a produtividade e a qualidade do ambiente de trabalho.

ASSESSORIA

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias