Aumentou o número de pessoas que estão procurando ouro na MT-418, antiga BR-174, na região de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá. Segundo a prefeitura, a corrida ao ouro começou após a notícia de que teria sido encontrado o metal na região.
Em nota, o Governo de Mato Grosso informou que não foi encontrado ouro nas margens da antiga BR-174. Durante as obras de construção da rodovia foi localizado, na verdade, um sítio arqueológico.
A coordenadora de gestão ambiental das obras da rodovia ressaltou que os materiais encontrados são fragmentos arqueológicos, que registram que aquela região foi ocupada por populações em tempos passados.
“Esse material arqueológico deve ser resgatado pela equipe da gestão ambiental, após a autorização do Iphan. Nenhuma pessoa tem autorização para fazer resgate naquela região, até que haja um posicionamento do Iphan”, explicou.
A PM (Polícia Militar) informou que está chegando reforço policial na região. Equipes da Rotam, Ambiental e Força Tática vão para o local.
A Sesp (Secretaria de Segurança Pública) também declarou que já está atuando, junto ao Ministério Público, para a remoção das pessoas que estão irregularmente no local, uma vez que a retirada de material de jazidas arqueológicas é considerada crime contra o patrimônio nacional.
O Iphan já foi acionado e a obra terá continuidade após liberação do Instituto.
PRIMEIRA PÁGINA